Psiquiatria

Transtorno de Ansiedade Generalizada

A ansiedade é hoje em dia quase que condição sine qua non para vivermos nessa sociedade moderna, na qual somos forçados a dar conta de trabalho, família, parentalidade e ainda termos tempo para cuidarmos de nós mesmos.

Acomete, segundo a OMS, cerca de 9,3% da população adulta brasileira (uma das maiores taxas do mundo!!) e tem uma prevalência mais ou menos estável ao longo da vida.

Porém, a ansiedade até certo ponto é algo positivo, nos ajudando em nossa adaptação. É ela que nos obriga a lutar pela sobrevivência, a ter melhor desempenho e a conquistar nossos objetivos, sendo considerada patológica quando é paralisante, quando estressa demais a ponto de o paciente não sair do lugar e ter sintomas físicos e cognitivos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada, por exemplo (que é apenas uma das patologias da Esfera Ansiedade, sendo as outras patologias o Transtorno de Pânico, as Fobias, a Ansiedade Social, entre outros), é caracterizada por uma expectativa apreensiva ou preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias e com duração de, pelo menos, 6 meses. O paciente considera difícil controlar essa preocupação excessiva, a qual é acompanhada de pelo menos três dos seguintes sintomas:
Inquietação
Fadiga
Dificuldade em concentrar-se
Irritabilidade
Tensão muscular
Perturbação do sono

Os pacientes acometidos por esse transtorno se preocupam de maneira muito exagerada com circunstâncias cotidianas e rotineiras, como possíveis responsabilidades.